Veículos Elétricos // Tecnologia: Atualizações Over-the-air (OTA)

Olá a todos! Umas das novidades que a evolução tecnológica associada aos veículos elétricos introduziram, na realidade foi mais a evolução tecnológica da Tesla e as outras marcas foram (ou estão a tentar ir) atrás, foi a possibilidade das atualizações dos sistemas operativos e/ou firmwares destes veículos poderem ocorrer over-the-air (OTA). Não estamos a falar apenas de atualizações dos sistemas de infotainment (nome dado aos novos "rádios" já que são muito mais sistemas multimédia e de entretenimento do que "rádios") para suportarem novos telefones móveis, mas sim verdadeiras alterações aos sistemas internos do veículos que permitem obter melhorias notórias no funcionamento dos mesmos e até mesmo a introdução de novas funcionalidades à distância. Vejam esta "novidade" como, por exemplo, as atualizações que recebem, com mais ou menos frequência, nos vossos smartphones (sejam eles de base Android ou de base iOS).

Atualizações OTA - atualize o seu carro da mesma forma que atualiza o seu telefone.

Apesar de hoje já existirem várias marcas a usarem este tipo de tecnologia, a Tesla leva o seu uso a um nível absolutamente transcendente (para a "normal" realidade do sector automóvel) com atualizações a serem disponibilizadas quase numa base semanal. Passando por meros bug fixes, disponibilização de novas línguas ao nível da interface de interação com o utilizador, novas funcionalidades relacionadas com o uso das cameras ou do piloto automático, otimizações ao nível do consumo e consequente autonomia, aumentos de potência disponibilizada pelos motores elétricos e até aumento das velocidades de carregamento (ou redução em alguns casos). De fato, o uso desta tecnologia é de tal forma intrínseca à Tesla ao ponto dos carros (todos eles, incluindo os que já estão em circulação) estarem em constante evolução e melhoria e não em constante "retrocesso". É todo um novo mundo só limitado pelo hardware que o veículo disponibiliza (mais ou menos como no caso dos smartphones).

Exemplo de uma atualização OTA num Tesla.

Mas, felizmente, a Tesla já não está sozinha neste campeonato, pois pelo menos os Jaguar i-Pace também já permitem atuaizações OTA, embora não ao ritmo dos Tesla e sem um "desbloquear" ou "optimizar" de funcionalidades tão "core" ao veículo como um todo (não obstante, uma das mais recentes permitiu aumentar a autonomia dos mesmos ao "desbloquear" mais alguns kWh de bateria utilizável do seu pack de 90kWh brutos).

Exemplo de uma atualização OTA num Jaguar i-Pace.

No caso da Polestar, por exemplo, já não podemos dizer o mesmo pois, caso atualizações OTA fossem uma opção, talvez se pudesse evitar o mega recall de todos os 2000 carros entregues até ao momento.


Polestar 2.

Já agora posso dizer que no caso do BMW i3, Hyundai Ioniq ou Nissan Leaf 40, atualizações só no concessionário, demoram algumas horas e até existem alguns relatos de que podem ser "pagas".

Ab,
RC

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