Olá a todos! Umas das novidades que a evolução tecnológica associada aos veículos elétricos introduziram, na realidade foi mais a evolução tecnológica da Tesla e as outras marcas foram (ou estão a tentar ir) atrás, foi a possibilidade das atualizações dos sistemas operativos e/ou firmwares destes veículos poderem ocorrer over-the-air (OTA). Não estamos a falar apenas de atualizações dos sistemas de infotainment (nome dado aos novos "rádios" já que são muito mais sistemas multimédia e de entretenimento do que "rádios") para suportarem novos telefones móveis, mas sim verdadeiras alterações aos sistemas internos do veículos que permitem obter melhorias notórias no funcionamento dos mesmos e até mesmo a introdução de novas funcionalidades à distância. Vejam esta "novidade" como, por exemplo, as atualizações que recebem, com mais ou menos frequência, nos vossos smartphones (sejam eles de base Android ou de base iOS).
Atualizações OTA - atualize o seu carro da mesma forma que atualiza o seu telefone. |
Apesar de hoje já existirem várias marcas a usarem este tipo de tecnologia, a Tesla leva o seu uso a um nível absolutamente transcendente (para a "normal" realidade do sector automóvel) com atualizações a serem disponibilizadas quase numa base semanal. Passando por meros bug fixes, disponibilização de novas línguas ao nível da interface de interação com o utilizador, novas funcionalidades relacionadas com o uso das cameras ou do piloto automático, otimizações ao nível do consumo e consequente autonomia, aumentos de potência disponibilizada pelos motores elétricos e até aumento das velocidades de carregamento (ou redução em alguns casos). De fato, o uso desta tecnologia é de tal forma intrínseca à Tesla ao ponto dos carros (todos eles, incluindo os que já estão em circulação) estarem em constante evolução e melhoria e não em constante "retrocesso". É todo um novo mundo só limitado pelo hardware que o veículo disponibiliza (mais ou menos como no caso dos smartphones).
Exemplo de uma atualização OTA num Tesla. |
Mas, felizmente, a Tesla já não está sozinha neste campeonato, pois pelo menos os Jaguar i-Pace também já permitem atuaizações OTA, embora não ao ritmo dos Tesla e sem um "desbloquear" ou "optimizar" de funcionalidades tão "core" ao veículo como um todo (não obstante, uma das mais recentes permitiu aumentar a autonomia dos mesmos ao "desbloquear" mais alguns kWh de bateria utilizável do seu pack de 90kWh brutos).
Exemplo de uma atualização OTA num Jaguar i-Pace. |
No caso da Polestar, por exemplo, já não podemos dizer o mesmo pois, caso atualizações OTA fossem uma opção, talvez se pudesse evitar o mega recall de todos os 2000 carros entregues até ao momento.
Polestar 2. |
Já agora posso dizer que no caso do BMW i3, Hyundai Ioniq ou Nissan Leaf 40, atualizações só no concessionário, demoram algumas horas e até existem alguns relatos de que podem ser "pagas".
Ab,
RC
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