BMW i3 60Ah EXA - 55.000 km

 Olá a todos,

O nosso BMW i3 60Ah EXA

Durante os últimos dias verifiquei que o nosso BMW i3 60Ah EXA ultrapassou os 55.000km com zero problemas. O nosso BMW i3 tem uma bateria de 22kWh, embora apenas cerca de 18kWh sejam úteis o que nos permite fazer, mais ou menos, 100km a 125km em modo elétrico. Adicionalmente, tem um pequeno gerador na mala de 600cc que "gera" energia recorrendo à gasolina presente num pequeno depósito de 10l. Este gerador, chamado de EXtensor de Autonomia (EXA) fornece cerca de 150km de autonomia adicionais e permite eliminar qualquer tipo de "range anxiety" (terminologia usada para definir a ansiedade em função da redução da autonomia provocada pela consequente redução da bateria num carro elétrico que, no limite, poderá levar o mesmo a parar por falta de energia) quando se conduz o mesmo.

BMW i3 60Ah EXA com 55463km

Após 55.000km, continuo a achar o BMW i3, especialmente a versão 60Ah EXA, o melhor carro no mercado para quem vem dos mundo dos veículos a combustão e pretende experimentar em primeira mão o que é conduzir um veículo elétrico no seu dia-a-dia. Adicionalmente, hoje em dia, é possível encontrar excelentes opções com relativamente poucos km no mercado de usados. De qualquer forma, saliento que o BMW i3 é, sobretudo, um carro citadino. Não tanto pela sua reduzida autonomia (100km a 125km - sim, eu sei que dá para fazer mais dependendo da condução, mas é melhor jogar pelo pior cenário) pois, tendo extensor de autonomia, pode-se continuar sempre a circular (é só ir "metendo" gasolina) mas as velocidades de deslocação terão de ser inferiores (o gerador apenas é capaz de manter a carga da viatura até velocidades na casa dos 110km/h). Na realidade, combinando o EXA e os postos de carregamentos hoje disponíveis em Portugal, rápidos e menos rápidos, é possível ir neste "pequeno" carro a toda o lado a velocidades relativamente decentes sem grandes preocupações. O maior problema é o conforto ou a falta dele. É um carro com uma suspensão bastante dura (eu por acaso sou fã), com jantes grandes, pneus de baixo perfil e com bancos que são também eles bastante "duros". Ou seja, para grandes deslocações não será, certamente, o carro mais confortável. 

BMW i3 60Ah EXA - Consumo médio 15,4kWh

Neste 55.000km, o consumo do mesmo médio cifra-se nos 15,4kWh. Como, por norma, não carrego fora de casa (a autonomia do mesmo é suficiente para as nossas utilizações diárias e, quando assim não é, circula a gasolina) e sendo o custo do kWh em período noturno (carrega todos os dias entre as 00:00 e as 07:00) de 0,12€ (mais cêntimo, menos cêntimo), estes 55.000km tiveram um custo em eletricidade de (55.000/100)*15,4*0,12=1016,40€. Os consumos de gasolina são marginais. Na realidade não me lembro sequer da última vez que metemos gasolina no mesmo e este ano ainda não fomos com ele às bombas. O gerador apenas se liga de 2 em 2 meses para fazer uma espécie de manutenção. De qualquer forma, como "atestar" o depósito fica por 13€, vamos assumir que o fizemos umas 10 vezes, ou seja,  130€. No total, 55.000km ficaram por menos de 1150€.

Esses mesmos 55.000km, no carro a Diesel anterior e assumindo um consumo de 6l/100km (que, já agora, eu nunca consegui fazer) e assumindo um custo média do litro de gasóleo nos últimos anos de 1,30€, ficariam por (55.000/100)*6*1,30=4290€.

Assim, só em "combustível" verificamos uma poupança superior a 3140€. Além disso houve toda a poupança associada com as manutenções (que nos veículos elétricos praticamente não existem) e uma brutal poupança de tempo em deslocações a bombas de combustíveis! Se assumirmos que o depósito do meu veículo anterior levava 50l, que de cada vez que ia às bombas conseguia adicionar 45l e que para fazer 55.000km seriam necesários 3300l (55.000/100*6),  ter-me-ia deslocada a umas bombas 73 vezes (3300/45), o que gastando 10 minutos por casa vez daria 730 minutos, ou 12 horas "perdidas" num local "agreste" com cheiros e fumos "incomodativos" :-). Relembro que todos os dias de manhã tenho o carro atestado ;-).

Resumindo, continuamos super satisfeitos com a nossa opções de migrarmos os nossos veículos para veículos elétricos. Não sou de dizer nunca, mas muito dificilmente algum dia voltaríamos atrás :-).

Ab,
RC

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