Jaguar I-Pace EV400 S 90kWh - Test Drive

Olá a todos!

Reparei hoje que já passaram dois anos desde o meu último post :-). O tempo passa rápido, principalmente quando andamos entretidos com a família e adoramos aquilo que fazemos ;-).

Reparei também que a última publicação foi sobre o Hyundai Ioniq Electric de 28kWh, uma carro que ainda hoje (passados mais de 2 anos) é uma referência em termos de eficiência e continua a ser impressionante a quantidade de km que se consegue fazer com uma bateria tão "pequena". Não fosse a sua estética discutível e talvez tivesse sido um verdadeiro sucesso de vendas dentro do segmento dos veículos elétricos.

Para fechar esta introdução e ir ao tema deste post, cá por casa continuamos a ter e a estar satisfeitos com o nosso BMW i3 60Ah EXA (agora com um pouco mais de 55.000km). O seu companheiro de garagem, no entanto, deixou de ser a BMW 225xe e passou a ser um Tesla Model 3 Performance (brevemente farei um post sobre o mesmo).

Jaguar i-Pace EV400
Jaguar I-Pace EV400

Voltando ao assunto deste post, o Jaguar I-Pace EV400 S 90 kWh. Desde que foi lançado em 2018 que sempre gostei bastante da sua estética (em algumas cores). Gosto particularmente em branco e cinza escuro (foto acima). O seu aspecto de SUV desportivo funciona bastante bem. Apresenta também alguns números dignos de respeito, pelo menos no papel: 400cv de potência (dois motores de 200cv, um em cada eixo, 4WD), proporcionando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,8s; bateria de 90 kWh  (81 kWh a 85 kWh úteis - depende da versão do software instalada), proporcionando uma autonomia teórica WLTP de 470km; velocidade de carregamento AC de 7kWh (11 kWh na versão de 2021) e DC de 100 kWh (o que de pouco serve em Portugal, pelo menos para já, pois os carregadores rápidos da rede existente são de apenas 50 kWh, salvo uma ou outra excepção), ou seja, 85 minutos para uma carga de 0 a 80% a 50 kWh ou mais de 10 horas "em casa" (nada que não se consiga efetuar durante a noite, pois raramente se chegará a casa com 0%). Relativamente a preço, os valores apresentados no site da Jaguar em Portugal variam entre os 81.787,99€ para a versão menos equipada "S" e os 96.222,69€ para a versão mais equipada "HSE". Na realidade, no entanto, e pelo menos para empresas, o preço tende a situar-se entres os 60.000,00€ e os 62.500,00€ + IVA (73.800,00€ a 76.875,00€ com IVA para a versão "S" com alguns extras adicionais) a fim de poder ser enquadrado nos benefícios fiscais para veículos elétricos. Estará para breve o lançamento de um versão mais em conta intitulada EV320 que será, em teoria, em tudo igual à EV400 excepto o potência do motores elétricos.

Há uns dias foi-me dada a oportunidade de "experimentar" uma destas viaturas, durante algumas horas, por um concessionário Jaguar. Na realidade seria apenas uma pequena viagem de cerca de 100 km, 95% da qual em auto-estrada. Claro que de imediato agarrei a oportunidade.

No dia combinado, apresentei-me pelas 10 horas (mais ou menos) para levantamento do felino. Após as burocracias normais, foi-me entregue o mesmo. Abdiquei de qualquer explicação sobre o seu funcionamento pois não tenho grande pachorra para tal . É só mais um carro :-).

Devo dizer que a primeira impressão não foi boa. Na minha cabeça tenho sempre em mente uma frase que me foi dita pela primeira vez há muito tempo: "não há um segunda oportunidade de causar um boa primeira impressão". O espécime que me foi entregue falhou redondamente, embora a culpa não seja tanto do carro em si. Digamos que não me foi entregue propriamente limpo (nem a nível interior, nem a nível exterior), que a bateria estava "apenas" a 69% e tinha um dos pneus (traseiro esquerdo) com "falta de ar". Enfim ...

Pormenores à parte, vamos lá olhar para o interior. Diria que foi a segunda desilusão. Não me compreendam mal, é giro, mas na presença de um carro com um preço base de mais de 81.000,00€ esperava algo mais ... não é que os materiais não sejam bons, são! Pele em todo o lado, montagem excelente, não detectei nenhum desalinhamento, nenhum gap entre os painéis, zero ruídos estranhos, mas ... demasiado "normal". (Nota: admito que seja um problema meu, em virtude do aspecto interior do Tesla).

Jaguar I-Pace EV400 - Interior.

Mas toca a arrancar que já se faz tarde. 5 minutos depois tive de parar. Não me consegui entender com o sistema de infotainment. Que coisa "lenta". Claramente não foi feito para ser usado, muito menos em andamento. A única coisa que queria faze era reset ao computador de bordo e "emparelhar" o telefone. Lá descobri como fazer o primeiro. O segundo optei por ligar o cabo e assim ter também Apple CarPlay. A lentidão manteve-se, mas agora com um aspeto muito mais bonito :-) (sim, sou fâ da Apple).

A nível de condução apenas estranhei o fato do carro não parar totalmente com a travagem regenerativa. Não sei se seria alguma opção/configuração ou não (a esta altura já tinha desistido de tentar fazer algum tipo de configuração adicional), mas sempre que precisei de imobilizar o I-Pace tive de usar o travão (pode parecer estranho para alguns, mas no BMW i3 e no Tesla ambos se imobilizam sem tocar no travão). A condução em si é muito agradável. Gostei particularmente do pequeno ruído, como se fosse um motor ao longe, que se vai intensificando com a aceleração, particularmente notório em modo "dinâmico" (que será o equivalente a um modo Sport). A viatura em questão tinha suspensão pneumática, da qual eu não sou grande fâ, que sendo bastante interessante para o aumento do conforto a bordo, dá sempre a sensação que o carro "baloiça" demasiado (atenção que não é defeito, mas sim feitio - sinto o mesmo noutros carros com suspensões deste tipo ... eu é que não sou grande fâ). No entanto, o ponto mais negativo de todos foi o consumo. O consumo médio ficou na casa do 30kWh para velocidades entre os 120km/h e os 140km/h. Parece-me demasiado, não pelo custo da eletricidade em si, mas pelo "rombo" que provoca na bateria e na sua autonomia, reduzindo a mesma para 250 a 300 km. Claro que com mais cuidado na condução, teria consumos inferiores e, como tal, maior autonomia. Tentei no entanto fazer a mesma condução que faço nos meus carros para poder comparar e o Jaguar sai claramente a "perder". Como ponto mais positivo, além do conforto, o silêncio a bordo. Devo dizer que não me importava nada que o Tesla fosse assim silencioso. Não é que o Tesla seja "barulhento", que não é ... mas o Jaguar está claramente um patamar acima.

Apesar de tudo, no final, e à medida que o tempo vai passando, devo dizer que gostei (e gosto) do carro e parece-me que os principais problemas que detectei estão a ser resolvidos. Acabou de sair uma nova versão (MY2021) que trás um novo software - Pivi Pro - estreado recentemente no Land Rover Defender, acompanhado de um novo processador e de um módulo dedicado para o mesmo, com a intenção de eliminar os problemas de performance e melhorar a experiência de utilização. A questão dos consumos e uma vez que o mesmo dispõe de atualizações OTA (over-the-air), fico esperançado que consigam otimizar os mesmos com o tempo, pois não me parece que se devam apenas ao peso do carro em si. Talvez num futuro próximo possa fazer um novo ensaio, desta feita de mais que algumas horas.

Gostaria, de qualquer forma, de dar os parabéns à Jaguar. Para primeira experiência elétrica, criaram um produto muito bom. Espero que não fiquem por aqui e que o consigam melhorar ainda mais.

E assim termino. Volto brevemente para relatar, pelo menos, mais dois ensaios já agendados em que terei mais que algumas horas para experimentar as viaturas.

Ab,
RC

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