Audi e-Tron 55 quattro 95kWh - Contato

 Olá a todos,

Audi e-Tron 55 quattro 95kWh




Ontem tive a oportunidade ter um pequeno contato com um Audi e-Tron 55 quattro. Por algum motivo, só recentemente me apercebi deste Audi. Não é que não o conhecesse ou que não soubesse que existia mas, não sei bem porquê, nunca tinha despertado a minha curiosidade. Há algum tempo vi algures um post sobre o mesmo e pareceu-me interessante. Assim, decidi que era altura de ter uma opinião mais fundamentada 😊.

É um SUV tipicamente Audi, na linha dos restante SUV da marca (principalmente o Q8). Muito agradável à vista (principalmente na versão Sportback que compensa claramente em harmonia das linhas tudo o que perde em espaço interior e de bagageira). No papel apresenta também números muito interessantes: 402cv de potência distribuídos pelas 4 rodas e 664Nm de binário que proporcionam uma aceleração dos 0 aos 100km/h em 6,6s. Todos estes cv são alimentados por um pack de baterias de 95kWh, dos quais "apenas" 83,6kWh são úteis, e que, em teoria, deviam permitir que o mesmo fizesse mais de 400km com uma só carga (o que me pareceu claramente uma miragem, talvez pelo peso total deste Audi que chega aos 2565kg). Para terminar de falar de características, apenas referir que permite um carregamento em casa (ou em postos "lentos") de até 11kWh e em postos Ultra Rápidos de até 150kWh, o que permitiria carregar 50% da bateria em, aproximadamente, 15 minutos. O problema é que por cá em Portugal, os postos rápido são de apenas 50kWh, ou seja, os mesmos 15 minutos garantem no máximo 12,5kWh (aproximadamente 15% da bateria). Esperemos que em breve surjam alguns Ultra Rápidos (sim, eu sei que já há 1 ou 2 em Lisboa).

Mas vamos ao contato em si: apenas iria poder usar o Audi muito pouco tempo e apenas teria disponibilidade para fazer mais ou menos 100km no total. Pouco para conhecer verdadeiramente o carro, mas foi o melhor que se conseguiu. Devo dizer que na primeira impressão o Audi não desilude, de todo, mesmo na versão ensaiada, que é a mais "antiga" com cerca de 1 ano (a versão que está a ser entregue neste momento - MY2020 - vem ainda mais equipada e trás algumas "optimizações" ao nível do seu funcionamento. Como a Audi não tem atualizações OTA, não consegui descobrir se estas "otimizações" serão passadas para os veículos mais antigos - MY2018). O interior é também bastante agradável e tipicamente Audi. Um cliente da marca vai-se sentir em casa (provavelmente a principal preocupação da marca). Até a típica manete do cruise control é tipicamente Audi e parece saída duma relíquia qualquer 😁 (já não estou habituado a não ter todos os comandos no volante). Bem, passada a parte das burocracias fiz-me à estrada.

Aqui as coisas deixaram de ser tão interessantes. Os 406cv parecem algo amorfos, não se verificando a capacidade de aceleração vista, por exemplo, no Jaguar I-Pace. Mesmo em modo sport, os cv não se fazem sentir. Parece que os engenheiros da Audi se preocuparam mais em dar um sensação de condução similar aos carros a combustão. Até a própria aceleração parece inconsistente, como se existisse uma caixa de velocidades (que não existe), e não linear como é normal nos carros elétricos. Outra coisa que me fez bastante confusão foi ter de usar o travão. A forma como funciona a regeneração no Audi é, no mínimo, estranha. Ele teima em não usar a regeneração, de todo. Estar constantemente a usar as patilhas no volante para ligar, desligar ou acentuar a regeneração ao fim de algum tempo torna-se cansativo (isto porque o carro teima em não memorizar). Percorri todos os menus para ver se era uma configuração, e encontrei uma que permitia escolher entre regeneração automática ou manual mas, na prática, tudo continuava igual. Outa coisa estranha é que o carro não pára completamente mesmo com a regeneração no máximo (via patilhas no volante). Temos sempre de carregar no travão. Ah, e se estivermos numa subida ele começa a recuar. Admito que isto me fez demasiada confusão e fará a qualquer um que já esteja habituado a outros carros elétricos.

O conforto a bordo é exímio, mas não é tão silencioso como esperaria (menos que o Jaguar I-Pace, por exemplo) ouvindo-se sempre algumas deslocações de ar exteriores, o rolamento dos pneus e o funcionamento dos motores elétricos (e esta versão ainda não vinha equipada com a sinalização obrigatória para peões a baixa velocidade). A determinada altura parecia-me, inclusive, mais "barulhento" que o meu Tesla Model 3 que, a esse nível, está longe de ser uma referência. Já agora, e definitivamente, não consigo gostar de suspensões pneumáticas. O Audi também está equipado com este tipo de amortecimento que eu acho sempre que balanceia demasiado. É um problema meu, e não do carro ou das suspensões 😊. Outra coisa que não gostei nada foi o tablier demasiado elevado, quase ao nível da cabeça. Acaba por retirar visibilidade exterior e, mesmo sabendo que posso regular os bancos em altura, nunca consegui encontrar uma configuração que me satisfizesse.

Talvez a parte mais negativa tenham sido os consumos. Devo dizer que não foram tão maus como esperava mas, mesmo assim, o consumo desta pequena viagem situou-se nos 25,7kWh/100km, num pequeno percurso de 104,3km a uma velocidade média de 66km/h, que incluiu cidade, auto-estrada a 90km/h, a 120km/h e um pouco a 130km/h. Ou seja, parece-me que com a bateria "cheia" em auto-estrada a circular a uma velocidade de 120km/h - 130km/h o consumo deverá subir ainda mais e não deverá dar para fazer mais que 250km. Mas, honestamente, precisava de fazer um teste mais completo para ter mais dados e tirar conclusões mais concretas. Posso estar errado.

Audi e-Tron 55 quattro 95kWh - Consumo

Uma nota final para o sistema de infotainment que me pareceu muito bom. Numa linha mais tradicional (quando comparado com o tablet do Tesla), mas mesmo assim muito bom. Muito funcional, rápido e com toda a informação visível e facilmente legível. Parabéns Audi, pena a falta de atualizações OTA para o mesmo se ir mantendo atual 😒. Não consegui ter tempo para experimentar o Apple CarPlay e, na realidade, nem sei se vinha equipado com esta funcionalidade.

Quem sabe no futuro consiga voltar a ter um novo contacto, ou mesmo um ensaio de alguns dias, com a nova versão deste Audi e-Tron 55 quattro 95kWh onde, talvez, algumas destas "coisas" mais negativas já estejam corrigidas. Se conhecerem alguém na Audi que possa ajudar, avisem 😅.

Para fechar o preço. O Audi e-Tron (segundo o site da Audi), já na versão mais recente com as "otimizações" acima mencionadas, começa nos 72.596,00€ para a versão 50 com nível de equipamento base e que tem uma motorização menos potente ("apenas" 309cv) e uma bateria de "apenas" 71kWh. Na versão 55, com alguns extras essenciais como o pack S-Line, rapidamente se chega a valores bem acima dos 90.000,00€ mas que, com os descontos para empresas (que também se podem aplicar a particulares), acaba por ficar algures na casa dos 62.500,00€ + IVA chave na mão.

Nota: prometo que vou aprender a tirar fotografias e a aplicar filtros em condições 😅.

Ab,
RC

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