BMW iX3 Impressive 80 kWh - Long Test Drive - 5000 km

Olá a todos!

Infelizmente não tenho tido muito tempo para escrever e reparei esta semana que passou um ano desde a minha última publicação ... o tempo passa a correr e nem nos apercebemos disso 😀 (e claramente não vivo disto 😅). 

Desde a publicação do Audi e-Tron até hoje, muito coisa mudou no panorama nacional da mobilidade elétrica. Muito coisa mudou, também, no panorama que me é mais próximo e, mais concretamente, nos carros que conduzo. Entretanto, de há dois meses para cá, o meu carro do dia-a-dia deixou de ser o meu adorado Tesla Model 3 Performance e passou a ser um BMW iX3 Impressive. Neste dois meses já ultrapassei a fasquia dos 5000 km (na realidade como demorei uma semana a fazer este post já passei os 6000 km), fizemos pelo menos uma grande viagem com o "carro" completamente cheio e várias outras viagens mais pequenas. 

Veredicto numa única palavra até ao momento: "surpreendido".


BMW iX3 Impressive




Admito que, vindo do Tesla, estava com expectativas "contidas" relativamente ao iX3, sobretudo no seu "comportamento" como elétrico. Daí não ter escrito nada quando tive a oportunidade de o experimentar por uma semana ... achei que precisava de mais tempo para ser imparcial. Sim, sou fã da Tesla 😅.

Esperava encontrar um carro muito bem construído, silencioso e confortável. E nisso o iX3 supera todas as expetativas, brindando-nos com o que de melhor a BMW faz. Tem alguns defeitos como, por exemplo, o sistema idiota de "cobertura" da mala (é praticamente impossível não "estragar" as colunas de som a tentar colocar / retirar o mesmo com a mala cheia), alguns bugs no software (lá está, há uma versão mais recente mas precisa de ir ao concessionário algumas horas para atualizar 🤦‍ - as atualizações OTA não são bem atualizações OTA 😅), inexistência de "frunk" e o túnel do diferencial traseiro (em que o diferencial não existe, só mesmo o túnel 😆), entre outras pequenas coisas, mas nada de verdadeiramente relevante.

Por outro lado, esperava encontrar um carro (sim, eu sei que é um SUV) lento, pesado, pouco ágil e com consumos altos que se iriam refletir numa autonomia medíocre. E, na realidade, nada disso ... muito pelo contrário. Muito agradável (e leve) de conduzir, muito ágil e com um comportamento dinâmico digno de nota, consumos bastantes contidos (a média dos 5000 km, com muita AE à mistura a velocidades um pouco acima do permitido por lei, cifra-se nos 19kWh/100km - 1kWh menos do que tinha no Tesla Model 3 Performance em condução e percursos similares) e uma autonomia real acima dos 300km (mais concretamente entre os 325km e os 350km, uma vez idêntica ao Tesla Model 3 Performance) que em percursos citadinos e/ou por estradas nacionais ultrapassa com relativa facilidade os 400km. 

Impressionante como os construtores mais tradicionais, pelo menos os germânicos, só conseguem criar elétricos de jeito se forem derivados de carros a combustão (exceção feita para o BMW i3) ... sempre que se têm metido a fazer carros elétricos de raiz não tem corrido, pelo menos para já, grande coisa.

Honestamente até o sistema de infotainment funciona bem. É certo que não temos um tablet enorme no meio do ecrã que dá para fazer tudo e mais alguma coisa, mas, sinceramente, não faz falta. O que tem é muito funcional (incluindo o GPS), apresenta toda a informação necessária e, por incrível que pareça, é suficientemente bom. Mesmo o sistema de condução semiautónoma, algo que eu adorava no Tesla, funciona bastante bem e é muito agradável de usar. Não é tão bom como o da Tesla, mas mais uma vez é suficientemente bom.


O interior do BMW iX3


Resumindo, este BMW iX3 tem-se verificado um veículo elétrico que pode ser usado todos os dias, mesmo em viagens mais longas, sem grandes problemas. Claro que lhe falta a outra grande mais-valia dos Teslas e que é a fantástica rede de Super Chargers, mas até isso tem melhorado com a instalação de bastante Postos de Carregamento Rápido e alguns Ultra Rápido pelo país, em especial em algumas AE. Resta esperar que esta rede continue a crescer (fala-se que a rede de Super Chargers da Tesla vai abrir para todos ... a ver vamos).

A mobilidade elétrica faz cada vez mais sentido. Ainda não é perfeita e ainda não dá para todas as situações, mas, ao custo que os combustíveis se encontram, parece-me que até os mais céticos irão começar a mudar (e eu já tenho ajudado à mudança de alguns muito céticos 😁).

Algumas características anunciadas do BMW iX3:

  • Aceleração dos 0 aos 100km/h - 6.8 s
  • Potência - 286 cv
  • Binário - 400 Nm
  • Bateria total - 80.0 kWh
  • Bateria útil - 74.0 kWh
  • Autonomia - 385 km

Link para o site do iX3 da BMW Portugal - https://www.bmw.pt/pt/all-models/x-series/iX3/2021/bmw-ix3-destaques.html

 

Custos reais com "combustível" para os 5000 km efetuados até ao momento - 125 €. 

 

Só por curiosidade, numa viatura equivalente a diesel que fizesse uma média de 7l/100km ao custo atual de 1.40€/l teria um custo com “combustível” de 490 €.

 

Ab,

RC

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