BMW iX3 Impressive 80 kWh - Long Test Drive - 5000 km

Olá a todos!

Infelizmente não tenho tido muito tempo para escrever e reparei esta semana que passou um ano desde a minha última publicação ... o tempo passa a correr e nem nos apercebemos disso 😀 (e claramente não vivo disto 😅). 

Desde a publicação do Audi e-Tron até hoje, muito coisa mudou no panorama nacional da mobilidade elétrica. Muito coisa mudou, também, no panorama que me é mais próximo e, mais concretamente, nos carros que conduzo. Entretanto, de há dois meses para cá, o meu carro do dia-a-dia deixou de ser o meu adorado Tesla Model 3 Performance e passou a ser um BMW iX3 Impressive. Neste dois meses já ultrapassei a fasquia dos 5000 km (na realidade como demorei uma semana a fazer este post já passei os 6000 km), fizemos pelo menos uma grande viagem com o "carro" completamente cheio e várias outras viagens mais pequenas. 

Veredicto numa única palavra até ao momento: "surpreendido".


BMW iX3 Impressive




Admito que, vindo do Tesla, estava com expectativas "contidas" relativamente ao iX3, sobretudo no seu "comportamento" como elétrico. Daí não ter escrito nada quando tive a oportunidade de o experimentar por uma semana ... achei que precisava de mais tempo para ser imparcial. Sim, sou fã da Tesla 😅.

Esperava encontrar um carro muito bem construído, silencioso e confortável. E nisso o iX3 supera todas as expetativas, brindando-nos com o que de melhor a BMW faz. Tem alguns defeitos como, por exemplo, o sistema idiota de "cobertura" da mala (é praticamente impossível não "estragar" as colunas de som a tentar colocar / retirar o mesmo com a mala cheia), alguns bugs no software (lá está, há uma versão mais recente mas precisa de ir ao concessionário algumas horas para atualizar 🤦‍ - as atualizações OTA não são bem atualizações OTA 😅), inexistência de "frunk" e o túnel do diferencial traseiro (em que o diferencial não existe, só mesmo o túnel 😆), entre outras pequenas coisas, mas nada de verdadeiramente relevante.

Por outro lado, esperava encontrar um carro (sim, eu sei que é um SUV) lento, pesado, pouco ágil e com consumos altos que se iriam refletir numa autonomia medíocre. E, na realidade, nada disso ... muito pelo contrário. Muito agradável (e leve) de conduzir, muito ágil e com um comportamento dinâmico digno de nota, consumos bastantes contidos (a média dos 5000 km, com muita AE à mistura a velocidades um pouco acima do permitido por lei, cifra-se nos 19kWh/100km - 1kWh menos do que tinha no Tesla Model 3 Performance em condução e percursos similares) e uma autonomia real acima dos 300km (mais concretamente entre os 325km e os 350km, uma vez idêntica ao Tesla Model 3 Performance) que em percursos citadinos e/ou por estradas nacionais ultrapassa com relativa facilidade os 400km. 

Impressionante como os construtores mais tradicionais, pelo menos os germânicos, só conseguem criar elétricos de jeito se forem derivados de carros a combustão (exceção feita para o BMW i3) ... sempre que se têm metido a fazer carros elétricos de raiz não tem corrido, pelo menos para já, grande coisa.

Honestamente até o sistema de infotainment funciona bem. É certo que não temos um tablet enorme no meio do ecrã que dá para fazer tudo e mais alguma coisa, mas, sinceramente, não faz falta. O que tem é muito funcional (incluindo o GPS), apresenta toda a informação necessária e, por incrível que pareça, é suficientemente bom. Mesmo o sistema de condução semiautónoma, algo que eu adorava no Tesla, funciona bastante bem e é muito agradável de usar. Não é tão bom como o da Tesla, mas mais uma vez é suficientemente bom.


O interior do BMW iX3


Resumindo, este BMW iX3 tem-se verificado um veículo elétrico que pode ser usado todos os dias, mesmo em viagens mais longas, sem grandes problemas. Claro que lhe falta a outra grande mais-valia dos Teslas e que é a fantástica rede de Super Chargers, mas até isso tem melhorado com a instalação de bastante Postos de Carregamento Rápido e alguns Ultra Rápido pelo país, em especial em algumas AE. Resta esperar que esta rede continue a crescer (fala-se que a rede de Super Chargers da Tesla vai abrir para todos ... a ver vamos).

A mobilidade elétrica faz cada vez mais sentido. Ainda não é perfeita e ainda não dá para todas as situações, mas, ao custo que os combustíveis se encontram, parece-me que até os mais céticos irão começar a mudar (e eu já tenho ajudado à mudança de alguns muito céticos 😁).

Algumas características anunciadas do BMW iX3:

  • Aceleração dos 0 aos 100km/h - 6.8 s
  • Potência - 286 cv
  • Binário - 400 Nm
  • Bateria total - 80.0 kWh
  • Bateria útil - 74.0 kWh
  • Autonomia - 385 km

Link para o site do iX3 da BMW Portugal - https://www.bmw.pt/pt/all-models/x-series/iX3/2021/bmw-ix3-destaques.html

 

Custos reais com "combustível" para os 5000 km efetuados até ao momento - 125 €. 

 

Só por curiosidade, numa viatura equivalente a diesel que fizesse uma média de 7l/100km ao custo atual de 1.40€/l teria um custo com “combustível” de 490 €.

 

Ab,

RC

Comentários

  1. Ainsworth Casino Resort, Palm Springs
    Ainsworth 고양 출장마사지 Casino 광주 출장안마 Resort. Casino. Palm Springs, California. Hotels. 광양 출장샵 Ainsworth Casino Resort is on the 진주 출장안마 Gold Coast. The casino features 광명 출장안마 deluxe accommodations

    ResponderEliminar

Enviar um comentário