Mini Cooper SE 33kWh - Ensaio

 Olá a todos,

Mini Cooper SE

Durante o passado fim-de-semana tive à minha disposição um Mini Cooper SE 100% elétrico. Devo dizer que estava um pouco relutante para experimentar o mesmo dada a pouca capacidade da sua bateria, mais concretamente 32,6kWh brutos ou 28,9kWh úteis. Exatamente o mesmo que o BMW i3S 94Ah com o qual partilha diversos componente elétricos, incluindo o motor. Mas, como sempre adorei Mini's e como o meu antigo Mini Cooper D com apenas 120cv já deixava saudades, este com 184cv devia ser, no mínimo, interessante.

Na realidade os números no papel, exceto a dimensão da bateria, são muito interessantes: 184cv, 7,5s dos 0 aos 100km/h, 1365Kg de peso, 270Nm/min de binário instantâneo e baixo centro de gravidade (em função da localização das baterias) parecia a fórmula perfeita para a diversão e, na realidade, é 😁. Foi o carro mais divertido que conduzi nos últimos tempo (Tesla Model 3 Performance incluído) com aquelas fantásticas sensações "go-kart" que só um Mini transmite (claro que o Tesla é mais rápido em tudo menos, talvez, em algumas curvas, mas são sensações diferentes).

A qualidade de construção é excelente, e está ao nível do que melhor se vê neste segmento. Apesar desta unidade já contar com cerca de 10000km, praticamente não existiam ruídos parasitas no seu interior e todos os materiais são bastante agradáveis ao tato. Todos os comandos são também de fácil alcance, embora o ecrã central seja um pouco confuso de operar apesar da sua capacidade touch, parecendo que tudo foi pensado para usar a pequena roda junto ao seletor de marcha (ia escrever "caixa de velocidades" mas na realidade ela "não existe") e não para "tocar" no ecrã em si. A unidade experimentada estava muito bem equipada (nível de equipamento L com alguns extras adicionais) e não parecia faltar rigorosamente nada. Não possuía alguns extras como Cruise Control Adaptativo ou Teto Panorâmico, mas na realidade não fazem falta. De realçar o excelente sistema de som da Harman Kardon e a disponibilização do Apple CarPlay Wireless (sim, sou fã da Apple).

Apple CarPlay no ecrã central do Mini

Mas o objetivo aqui passa sempre mais por falar mais da utilização de um carro destes no dia-a-dia e não tanto das restantes características :-). Para isso já existem muitas outras publicações.

Dia 1 Dia 2 Dia 3

Em 3 dias fiz um total de 444km, com um consumo médio de 16,2kWh/100km, dando um consumo total de 71,92kWh (o que daria um gasto em "combustível" de pouco mais de 7€ quando carregado em casa em tarifa bi-horária - nada mau). Grande parte destes km foram feitos em auto-estrada a uma velocidade de 120km/h (configurada no cruise control). Devo dizer que fiquei surpreendido com os consumos. De fato, o Mini Cooper SE, é um carro muito eficiente permitindo fazer deslocações interessantes mesmo possuindo uma bateria de "menor" dimensão. Na realidade, é perfeitamente usável (e suficiente) para um uso diário que ronde até 165km em auto-estrada (talvez um pouco mais) e na casa dos 200km em estrada nacional (talvez um pouco mais aqui também). Obviamente que para deslocações maiores, sobretudo que exijam carregamentos na rede pública, torna tudo um pouco mais sofrível, embora fazível. Tudo irá depender de quantas vezes irá fazer uma viagem mais "longa". Se for como eu, que faço praticamente todas as semanas uma viagem de 700km num só dia (mais coisa, menos coisa) não será certamente o carro ideal (mas na realidade, em Portugal e 100% elétrico, nenhum que não seja Tesla o será ... pelo menos para já, sobretudo pela falta de rede de abastecimento). Agora se for para fazer uma ou duas viagens por ano, já será "fazível". De qualquer forma, como todos os Mini Cooper, provavelmente faz mais sentido como segundo carro ou carro de âmbito mais citadino do que propriamente como carro principal para grandes viagens.

Carregamento rápido - inícioCarregamento rápido - fim

No primeiro dia aproveitei e fiz um pequeno teste de carregamento num carregador rápido de 50kWh (o máximo que o Mini permite na porta CSS e também o máximo que a maioria dos carregadores da rede pública me Portugal disponibiliza), para experimentar a velocidade do mesmo, e em pouco mais de 21 minutos foram carregados 16,44kWh, dando uma velocidade útil de carregamento de 46kWh, ou seja, muito próximo do máximo teórico. Nestes pouco mais de 20 minutos foi carregada 50% da bateria, o que daria para cerca de 100km adicionais. A Mini anuncia que em 35 minutos é possível carregar 85% da bateria, o que me parece viável. Já agora, o carregamento máximo permitido em modo de carregamento lento é de 11kWh o que permite carregar a bateria na totalidade em cerca de 3 horas (o que, por norma, irá acontecer durante a noite pelo que 3h, 4h ou 5h é mais ou menos igual).

Para finalizar, e até porque este post já vai longo, devo dizer que adorei a experiência com este Mini. A condução é fantástica, principalmente em modo Sport, está bastante bem equipado e é um excelente carro citadino para o dia-a-dia. A parte mais negativa acaba por ser preço que começa no 34400€ para a versão menos equipada e sobe até aos 41400€ para a versão mais equipada. No entanto, e como em todas as marcas mais tradicionais, é sempre possível conseguir alguns descontos que podem ir, em certos casos e dependendo das promoções em vigor, até aos 8% ou 10% (podem sempre falar com o Paulo Gonçalves que vos irá garantir o melhor negócio possível para cada situação).

Claro que, pelo mesmo preço, existem versões mais racionais no mercado mas a compra deste (ou de qualquer) Mini, terá sempre muito pouco de racional mas muito de emocional 😊.

Já me esquecia, nestes 3 dias dei por mim a pensar várias vezes em fazer a Nacional 2 de Mini Cooper SE e fica prometido que irá acontecer no futuro (e ficará registado aqui). Estou convencido que deverá ser uma experiência fantástica. Já agora, aceitam-se patrocínios 🤣.

Para terminar, aproveito para agradecer à BMCar pela disponibilização da viatura para este ensaio.

Ab,
RC  

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