Tesla Model 3 Performance - Parte 1 - Tesla Super Chargers

Olá a todos,

No final de 2019 chegou a altura de trocar a companheira de viagem dos últimos anos nas deslocações (quase) semanais a Lisboa - a nossa BMW 225xe. Devo dizer que foi um dos melhores carros de sempre que tivemos, com uma excelente relação preço / qualidade / performance. Desta feita, a ideia passava por evoluir para uma solução 100% elétrica, o que em Portugal e para quem faz muitos km (mais ou menos 1000 por semana em deslocações Norte <-> Lisboa), realisticamente só existe a opção Tesla, não apenas pelos carros em si, mas também pela sua excelente rede de carregamento própria chamada Tesla Super Chargers (SuC).

Rede de Tesla Super Chargers na Peninsula Ibérica.

Esta rede de carregamento, não só é muito mais fiável que a rede "pública" em Portugal, como permite velocidades de carregamento que podem ir até aos 150kWh (V2) ou mesmo 250kWh (V3), neste caso apenas no mais recente inaugurado recentemente em Loulé. Outra vantagem é de, em cada localização, existirem múltiplos stalls de carga e não "apenas" um como na maioria dos locais da rede pública com carregamento "rápido" (ou seja, 50kWh).

Tesla SuC de Fátima (8 stalls de 150 kWh) VS Posto de carregamento rápido da rede pública (1 stall de 50kWh).
 
Para terem a ideia do quão rápido são estes SuC, podem ter um pequeno glimpse no seguinte vídeo de uma Tesla Model 3 Long Range (bateria de 75kWh de capacidade) a carregar num SuC V2:


Realço, no entanto, que o objetivo no mundo real não passa por carregar dos 0% aos 100%, como no vídeo, mas sim, normalmente, algures entre os 10%-20% e os 80%-90% (o que deverá demorar mais ou menos 30 minutos). Na realidade a carga deve ser apenas a suficiente para chegar ao destino e/ou ao próximo SuC para optimização de tempo (a bateria quanto mais "cheia" estiver, mais demora a "carregar" o restante) e de ocupação dos SuC.

Ou seja, atualmente em Portugal não existe nenhuma outra solução que se aproxime sequer destes valores. Dito isto, a opção tinha mesmo de passar por um Tesla!

Não perca, brevemente, a Parte 2 ;-).

Ab,
RC






Comentários