Veículo Elétrico: como, quando e onde carregar?

Veículo Elétrico em carga.

Olá a todos! Uma das perguntas que mais me colocam é: como, quando e onde carrego o "carro" a pilhas?

Em Portugal atualmente existem, basicamente, 3 opções de carregamento:

  1. Em casa, que é a minha preferida;
  2. Na rede de carregamento "pública" MOBI.E, que é uma verdadeira confusão;
  3. Noutras rede de carregamento "privadas" como Continente Plug & Charge e Tesla Super chargers (só válido para veículos da marca Tesla) ou Destination chargers (dependendo do local e da configuração dos carregadores em si, válido para veículos de qualquer marca).

Bem, eu sigo uma estratégia muito simples: carregar o máximo possível em casa e, se possível, nunca carregar fora de casa. Estratégia essa que, por norma, funciona bem. Vejamos:

  • carregar em casa permite-nos ter o carro "atestado" todos os dias de manhã e com isso poupar € e poupar imenso tempo com deslocações a postos de carregamento. Imaginem que, nos carros a combustão, tinham a possibilidade de atestar o depósito "durante a noite", enquanto o carro está parado na garagem. A desvantagem seria que este "atestar" seria "lento" (demoraria algumas horas), o que não seria um verdadeiro problema pois o carro está lá parado e está, a vantagem seria que o custo de litro de combustível era de aproximadamente 1/4 do que encontram nas bombas de combustível. O que fariam? Pois é ... certamente não haveria muito que pensar;
  • carregar em casa é mais barato que carregar fora de casa, excepto nos postos gratuitos (agora que a rede "pública" é finalmente paga). Digo finalmente porque, infelizmente, muitas pessoas tendem a exagerar de tudo o que é oferecido e acabam por "descartar" o bom-senso em detrimento da satisfação de poupar alguns cêntimos. Postos gratuitos já existem poucos (alguns hipermercados, supermercados, shoppings, hotéis) e tendem a estar ocupados porque ... (reler a frase anterior). Em casa, neste momento carregamos a menos de 0,09€ por kWh das 22:00 às 08:00 (tarifa bi-horária diária da Coopérnico). Ou seja, assumindo o consumo médio do BMW i3  de 15,4kWh/100km, fica-nos por cerca de 1,40€/100km. No Tesla fica um pouco mais caro pois o consumo médio sobe para 20kWh/100km mas, mesmo assim, um gasto de 1,80€/100km para 544 cavalos é muito (mas mesmo muito) aceitável 😁;
  • carregar em casa permite-nos ser mais autónomos e não estar ansioso a pensar se quando chegarmos ao posto de carregamento este vai estar livre ou ocupado. Se vai estar lá um carro "estacionado" seja a "carregar", seja porque alguém com um carro a combustão achou que a decoração dos lugares de estacionamento é bonita para o seu carro e assim fica a bloquear o posto e a impedir outros de carregar (por analogia, imaginem que era aceitável estacionar nas bombas de gasolina impedindo outros de abastecer ... pois, é mais ou menos isso).
No entanto, quando em viagem, carregar em casa não é uma opção e será necessário recorrer aos postos de carregamento existentes. Aqui existem postos de carregamento que vão desde os 3kWh (lentos) aos 50kWh (rápidos) - em Portugal ainda só existem uns dois ou três com velocidades acima dos 50kWh (isto fora da rede de Super Carregadores da Tesla pois estes carregam entres os 150kWh - V2 - e os 250kWh - V3). Para melhor compreenderem e verificarem a quantidade de postos das mais diversas velocidades existentes no nosso país, o melhor será usarem a App miio e verem pelos próprios olhos. Podemos dizer que ainda é insuficiente mas, lentamente, vai melhorando. Para carregar fora de casa será necessário possuir um cartão de um Operador que permita aceder a estes carregadores. Existem neste momento vários Operadores como a EDP, Prio e a própria miio (entre outras - pode consultar a lista completa no site da mobie.pt). No caso do Continente Plug & Charge, será necessário ter a App do Continente para o efeito e no caso dos carregadores dedicados à Tesla, terá de ter um veículo Tesla (se o tiver é só ligar e ele começa a carregar automaticamente). Neste cenário calcular o custo do carregamento é bastante mais complicado. Exceptuando a Tesla e o Continente Plug & Charge, existem uma série de taxas e taxinhas que dificultam esse mesmo cálculo. Se usarem a App miio, ela vai-vos dizer o valor aproximado a pagar se introduzirem os dados da carga. Normalmente faço as contas por alto a 0,40€ por kWh. O valor real é, usualmente, mais baixo mas assim nunca fico surpreendido com o valor a pagar. No entanto, este valor dá para peceber o quanto compensa carregar em casa.

Continente Plug & Charge em Matosinhos

Só para terminar, quando me perguntam: "e se não tiver garagem ou forma de carregar em casa?", normalmente respondo: "um veículo elétrico ainda não dá para todos os cenários e esse é um dos que, na minha opinião, não dá". Se não tiver onde carregar, seja em garagem própria, garagem comum ou parque de estacionamento noturno, provavelmente será melhor esperar que surjam mais alternativas de carregamento ou vai andar sempre "stressado" para carregar o carro.

Ab,
RC

Comentários