Opções a Pilhas


Após a nossa experiência com o BMW i3 decidimos que o nosso próximo carro seria elétrico ou, pelo menos, de base elétrica. Depois de alguma pesquisa percebemos que existiam mais modelos no mercado do que aqueles que tínhamos conhecimento. Deixo aqui uma pequena tabela dos mesmos com algumas caraterísticas incluindo a autonomia anunciada (retirada diretamente dos websites de cada marca):

Marca
Modelo
Potência (cv)
Binário (Nm)
Bateria (Kwh)
Autonomia Anunciada (Km)
PVP Anunciado (€)
BMW
i3 94Ah
170
250
33
300
43.510,00
BMW
i3 94Ah EXA
170
250
33
235 (+ 160)
48.577,00
Hyundai
Ioniq EV
120
295
28
250
39.500,00
Nissan
Leaf 2
150
320
40
350
29.150,00
Renault
Zoe 4.0
92
220
41
300
32.910,00
Smart
EQ ForFour
80
160
18
155
23.400,00
Smart
EQ ForTwo
80
160
18
160
22.500,00
VW
e-Golf
136
290
36
300
40.879,00
VW
e-UP
82
210
19
160
27.769,00

O Renault Zoe pode ser adquirido por um PVP mais baixo com a opção de aluguer das baterias paga mensalmente em função dos km anuais percorridos. No entanto, e para uma verdadeira comparação com os restantes modelos, optei por apresentar o PVP que inclui a aquisição das baterias no momento da compra. Deixei propositadamente os modelos da Tesla de fora, não porque não ache que sejam viaturas tecnologicamente fantásticas (embora a nível de qualidade de construção já não se possa dizer o mesmo) mas porque o preço dos mesmos, pelos menos dos que se conseguem comprar, os coloca automaticamente excluídos de uma potencial aquisição no futuro. Tenho alguma pena de não ver acima listado o Chevrolet Bolt EV (a marca Chevrolet deixou o mercado Português) ou o seu irmão gémeo Europeu Opel Ampera-e (deixou de ser comercializado em virtude de um corte de relações entre a Chevrolet e a Opel) pois parecem-me ser opções muito equilibras e interessantes (estou neste momento a viajar de San Francisco para o Porto onde pude constatar, em primeira mão, que o Chevrolet Bolt EV é um verdadeiro sucesso de vendas e um veículo muito interessante).

Chevrolet Bolt EV

Após analisar as várias soluções existentes no mercado, fica relativamente claro que existe uma lacuna na oferta de alternativas ao nível de um segmento intermédio. Existem algumas soluções no segmento dos citadinos como o Renault Zoe, o Smart EQ ForFour, o Smart EQ ForTwo ou o VW e-UP, embora com um preço relativamente alto para o carro em questão (na minha opinião) e algumas opções num segmento mais elevado como o BMW i3, o Hyundai Ioniq EV, o Nissan Leaf 2 e o VW e-Golf a um preço mais ajustado com o tipo de carro e marca associada. A opção iria recair por um destes, embora quisesse analisar também o Renault Zoe 4.0 em função da autonomia superior.


No entanto, na aquisição de uma viatura elétrica existem vários outros fatores a ter em conta além dos habituais para qualquer outra viatura, sendo o principal a autonomia. De acordo com a tabela, as autonomias não são más de todo, mas na realidade estas autonomias anunciadas estão muito longe das autonomias em condução real. De realçar ainda, que a autonomia dos veículos elétricos varia, e muito, com fatores como a temperatura ambiente, o tipo de condução, a utilização em ambiente citadino ou em autoestrada, a utilização do ar condicionado ou do aquecimento, entre outros.

Além de tudo o já mencionado, é preciso também ponderar o tipo de uso que se vai dar a este veículo. Na minha opinião, ainda não estão suficientemente evoluídos (os veículos e as condições da rede de carregamento) para longas viagens, tornando a sua aquisição duvidável como único meio de transporte de uma família que goste de viajar de carro. Por exemplo, para alguns destes veículos, como o Nissan Leaf 2 ou VW e-Golf, não é sequer aconselhado mais do que dois carregamentos rápidos por dia associados com condução em autoestrada em função das baterias serem arrefecidas de forma passiva (as baterias têm tendência a aquecer com cargas e descargas rápidas perdendo assim eficiência).

Mas esse não é o nosso caso. O veículo elétrico seria para o nosso uso diário normal pois para as deslocações mais longas já temos a BMW 225xe que faz um excelente trabalho nesse campo. Precisava, no entanto, de validar se um dos meus percursos mais usuais se encontrava dentro da autonomia destes veículos: Fafe -> Aeroporto Francisco Sá Carneiro (na Maia) -> Fafe num total de 120 km ida e volta em autoestrada (por comparação com as autonomias acima não seria um problema, mas isso acabou por não ser bem assim). Embora exista um posto de carregamento rápido na área de serviço de Famalicão, mais ou menos a meio caminho, a maioria das vezes e em função do horário dos voos, passo por lá a horas estranhas e com muito pouca paciência para parar, mesmo que só 10 minutos, para carregar as pilhas. Todos os outros percursos seriam mais ou menos pacíficos e seria uma questão de acomodar os mesmo com eventuais postos de carregamentos rápido em caso de necessidade ou usar o outro veículo lá de casa.

Saliento que, na minha opinião, o uso ou aquisição de um veículo elétrico só faz sentido se, pelo menos, 90% da sua utilização seja em função do carregamento efetuado em casa, de preferência durante a noite quando a energia é bastante mais barata. Os postos de carregamento são para os restantes 10%, acima de tudo situações esporádicas ou de conforto adicional, e não devem ser vistos como forma de carregamento de uso normal ou obrigatório como no caso dos postos de combustível (pelo menos para já), até porque quando este carregamento for pago (e sê-lo-á, é só uma questão de tempo) não irá compensar (quando comparado com o carregamento em casa). É preciso também ter alguma paciência, perceber o funcionamento deste novo conceito (que é muito diferente do conceito tradicional dos veículos a gasolina), perceber as vantagens e desvantagens deste tipo de veículos e estar disposto a viver com elas num compromisso constante e diário desta nova forma de locomoção. Se o seu perfil não se encaixar no que escrevi acima, sou da opinião que provavelmente, ainda não está preparado para um veículo destes e irá acabar a ter mais desilusões, chatices e problemas que benefícios.

Dito isto, vamos começar os test drives!

Não percam os próximos episódios que nós também não!

Ab,
RC

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