Erro de Carregamento


Vou fazer uma pequena timelapse no blog! Vamos saltar alguns meses para o futuro e depois voltamos ao passado.

Ontem de manhã verifiquei que dois dos meus diapositivos elétricos e tecnológicos preferidos não tinham feito a normal carga durante a noite.

Um deles foi o meu relógio digital e, na realidade, é algo que acontece com frequência dada a dificuldade em o “encaixar”, alinhado (ao milímetro), com o carregador. O designer / inventor do mesmo, marca Huawei, certamente usa um relógio digital da Apple ou já tinha corrigido este “problema”!

Carregador de tomada standard do BMW i3 (1ª geração)
O outro foi o BMW i3 com uma frase muito simplista: “Erro de Carregamento” e com uma luzinha vermelha no carregador em vez da tradicional verde (e não, não me posso queixar do encaixe deste carregador). Bem, considerando que na terça-feira ao final do dia cheguei a casa com 3 Km de autonomia, foi uma boa forma de começar um dia cheio de reuniões … com os mesmos 3 Km de autonomia da noite anterior. Devo admitir que fiquei aborrecido, mas como no meu caso tenho o tal motor de mota de 650cc na mala do carro e um pequeno depósito de 10l de Gasolina algures (o bocal de abastecimento é na frente do veículo, mas a localização do depósito em si não faço ideia), liguei a viatura e fiz-me à estrada sem pensar muito no assunto, ora com o gerador da mala ligado ora desligado (já agora quase não faz barulho tornando-se impercetível sabes se está ou não ligado na maioria das vezes). Mas, caso assim não fosse, podia ter um pequeno problema nada fácil de resolver. No caso do relógio, ou até de um telefone (algo que deve acontecer a muitos com alguma frequência), resolve-se com um powerbank ou carregando-se no carro. Mas no caso do carro em si pode ser um pouco mais difícil de resolver. Claro que podia sempre desmarcar ou reagendar toda a manhã, ficando em casa algumas horas à espera de ter uma carga mínima que me permitisse deslocar até ao PCR mais próximo (a 15 Km, mais ou menos), convencer a esposa a troca de carro comigo ou alguma outra solução mais rebuscada ... seja como for, é um contratempo que é preciso contemplar.

Este episódio leva-me a pensar que este tipo de geradores (na mala ou noutro sítio qualquer), que permitem estender a autonomia de um carro elétrico em situações atípicas, acabam por fazer muito sentido e seriam uma boa forma de minimizar problemas de transição dos veículos térmicos para os veículos elétricos incluindo a chamada “ansiedade da autonomia”. No entanto a não ser a BMW com o i3 e a Opel/Chevrolet com a primeira geração do Ampera / Volt (entretanto descontinuado) esta opção não colhe grandes adeptos junto dos maiores construtores de automóveis. Claro que todos têm os normais híbridos plugin, mas para mim esse é um outro conceito muito diferente …

And back to the past …

Não percam o próximo episódio que nós também não!

Ab,
RC

Comentários