E foi assim que tudo começou ...

No início do corrente ano (2018) foi-me dada a oportunidade, pelo concessionário Oficial BMW Hendo em Guimarães, de experimentar um BMW i3 94Ah EXA (ou seja, com Extensor de Autonomia) durante um fim-de-semana. Devo dizer que fiquei curioso ...

BMW i3  
Como apaixonado de automóveis desde criança, principalmente movidos a gasolina, nunca nutri grande curiosidade por automóveis elétricos até ao final de 2017 (a não ser o Tesla Roadster, mas mais por se parecer com um Lotus do que por ser elétrico). Na realidade, tendo a minha juventude percorrido a década de 90, não conseguia sequer compreender como seria possível incluir este tipo de viaturas  na mesma categoria de verdadeiros pequenos ícones como o Renault Clio Williams / Sport, Fiat Punto GT, Citroen Saxo Cup, Peugeot 106 Rally, Opel Corsa GSI, entre outros e muito menos dos grandes ícones como o Lancia Delta Integrale, Ford Escort Cosworth, Subaru Impreza GT Turbo, BMW M3, Mercedes C36 AMG, Audi S3, etc (a lista poderia continuar indefinidamente, mas penso que já deu para perceber). Aliás, até se podia considerar uma verdadeira afronta ... Devo dizer no entanto que alguns vídeos que fui encontrando on-line, como o que podem ver abaixo, me começaram a aguçar o apetite.


Foi também por esta altura que comecei a procurar informação sobre carros elétricos e que comecei a verificar o quão escassa era e ainda é.

Um pouco sobre mim: sempre tive carros a Diesel, bastantes diria, de diversas gamas, tamanhos e potências (dos 68cv aos 190cv) incluindo as famosas Seat Ibiza TDI nas suas mais diversas potências até aos 150cv. Tive dois a Gasolina, um BMW 318is de 1994 com 140cv e um VW Polo 16V de 1997 com 100cv. Já tive também a sorte de ter experimentado, ora a conduzir ora à pendura, alguns dos carros de sonho de todos nós (incluindo potências bem acima dos 500cv) e que não vou aqui enumerar. Sempre adorei Kartings (daqueles com motores a dois tempos de 100cc) e, embora já não ande à algum tempo, cheguei a participar em algumas competições. Gosto de TT 4x4, mais na sua vertente de passeios ou provas de navegação, sobretudo ao volante do meu saudoso Opel Frontera 2.2 DTI Sport (sim, eu sei que muito não o consideram um jipe a sério). Sim, sei o que é um Petroleiro, um Defender ou um Cruiser.

Para introdução já chega. Num dos próximos “episódio” contarei a primeira experiência com o BMW i3.

Até já,
RC

Comentários

  1. Chamou bem de "aventura electrica" pois é isso mesmo... eu tenho um hibrido plug-in com cerca de 50 km de autonomia eletrica, e o objetivo é andar a 99% electrico. se não sair de Braga consigo isso, carrego em casa ou no trabalho, MAS, se precisar do serviço de carga publico estou metido em apuros. começo por uma história de um dia... saio de braga com carga total, no Porto estaciono nos postos de carga de cedofeita, passo o cartão e vejo que estão fora de serviço... ok, não tem problema que o carro é hibrido, contudo, vou para Gaia e tenho um posto de carga junto ao local onde vou, ao chegar lá, 2 lugares de carga ocupados... paciencia, o meu horário não dava para ficar ali uma hora a ver se algum dos dois saia. enfim, regresso a braga com 150 kms dos quais 45 a electricidade e os restantes hibrido.
    na semana passada, tentei procurar um local em Braga para carregar, e fiz cerca de 10 km, para visitar 3 postos de carga, (praça do municipio, tribunal e encosta de maximinos) e nenhum deles funcional...
    Conclusão... se o carro for só electrico, o melhor é levar um gerador na mala, ou fazer um seguro com reboques ilimitados. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo,

      Esse será um dos temas negativos que conto abordar num dos próximos episódios. Na realidade, ambos os carros que temos cá em casa são híbridos: um com 30 a 50 km e outro com 100 a 150 km de autonomia em modo elétrico, embora tenham filosofias muito diferentes. Irei também tentar relatar o que me levou a esta escolha, principalmente no caso do segundo.

      Obrigado pelo comentário,

      Ab,
      RC

      Eliminar

Enviar um comentário