BMW i3 - Primeiro Contacto!

Depois de vários avanços e recuos, todos eles por culpa minha (e da minha agenda), lá conseguimos acordar dois dias para eu experimentar o BMW i3 e que acabou por coincidir com um fim-de-semana em meados de Janeiro passado.

Quem me conhece sabe que nos dias que precederam o "teste" li tudo o que consegui sobre o modelo em questão e este novo tipo de carros movidos a pilhas: autonomias, cabos, postos de carregamento, autonomias outra vez, etc ...


BMW i3 94Ah EXA

Finalmente chegou sábado de manhã. Deixo o filhote mais novo no futebol e rumo a Guimarães (que já agora é a 12 Km de Fafe). Chego ao stand BMW i, alguma conversa e passado alguns minutos já estava ao volante do i3 com cerca de 30 Km de autonomia ... alguém se esqueceu de o colocar a carregar. Parar no PCR (Posto de Carregamento Rápido) de Guimarães não era uma opção pois o jogo de Futebol só dura 40 a 50 minutos e, mesmo que assim não fosse, não tinha nenhum cartão para carregar (acabei por verificar que algumas destas “falhas” são mais comuns em “test drives” deste tipo de veículos do que seria de esperar). Acabou por não ser um problema dado ser um BMW i3 94Ah EXA, ou seja, com extensor de autonomia. 
BMW 650GT Maxi-Scooter
Ou seja, tem instalado um pequeno motor a gasolina com dois cilindros de 647cc e 34cv proveniente de uma BMW C650GT Maxi-Scooter e cujo único objectivo é servir de gerador de energia a um ritmo máximo de 25KWh quando as baterias se começam a aproximar do fim da sua carga (na realidade entra automaticamente em funcionamento abaixo dos 6% de capacidade das baterias). De realçar que este pequeno motor nunca é usado como fonte de locomoção como noutros híbridos, excepção feita ao Opel Ampera / Chevrolet Volt original cujo funcionamento é similar. O BMW i3, mesmo com o motor térmico opcional, movimenta-se sempre via o motor eléctrico. E assim, ora com o “gerador”, ora desligado, o i3 lá se ia movimentando a um ritmo verdadeiramente impressionante. A aceleração proporcionada pelos 170cv e 250Nm instantâneos do motor eléctrico conjugado com o relativo baixo peso de todo o conjunto (1315Kg neste caso) é simplesmente brutal. Mais do que isso, é mesmo viciante! Não consigo comparar com nada que tenha experimentado ... e já experimentei muita coisa.

Esquerda: BMW i3 com motor eléctrico e com motor a gasolina
Direita: BMW i3 apenas com motor eléctrico  

Durante todo o fim-de-semana fizemos cerca de 130 Km em circuito mais ou menos citadino. Experimentamos carregar num PCR onde verificamos in loco que em 15 a 20 minutos se consegue adicionar uma quantidade de energia considerável às baterias (nesta altura ainda não sabia mais que isto). Foi uma experiência fantástica!

Domingo à noite, hora de rumar a Guimarães novamente para devolver a máquina a pilhas. Entrego o i3, pego no meu carro e, automaticamente, parece que retrocedi no tempo uns 20 anos … que “lentidão” 😊.

Resumindo, o melhor é não experimentar! Depois de o fazer, nunca mais vai querer voltar atrás! Mais ou menos como tudo o que é tecnologia 😊.

Sem dúvida o meu próximo carro será eléctrico. Bem, na realidade, como a escrita está desfasada da realidade, já é. Mas isso, incluindo vários test drives, serão os temas dos próximos posts deste blog!

Não percam o próximo episódio que nós também não!

Ab,

RC


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